quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Trabalhar mal vestido custa caro!

    
     Assim como no universo corporativo, atualmente o marketing pessoal do profissional da área da saúde é de muita relevância para a conquista da confiança de seus pacientes. Entre as dezenas de facetas desse marketing, sabe-se que aparência do profissional “diz” muito sobre ele. Diversos estudos afirmam que em poucos segundos uma pessoa é avaliada inconscientemente pelo seu interlocutor e assim estará formada a primeira impressão, que sabemos ser única.

     Toda competência, comprometimento, anos de estudo e reputação do profissional, não entrará na avaliação por parte do paciente em uma primeira consulta, e sim a sua aparência. Obviamente que isso não determina a excelência do profissional, mas estamos falando em imagem. As pessoas apreciam o “belo”, o que as encanta, confiam e ficam mais confortáveis diante de um profissional bem vestido, cuidadoso consigo mesmo, demonstrando amar o que faz e por isso merecedor de sua confiança. Além da credibilidade passada ao paciente, vestir-se bem aumenta a autoconfiança do profissional, melhorando assim os seus “resultados” em qualquer tipo de negociação, seja ela com fornecedores, superiores, subordinados ou pacientes.

   

  O economista Daniel Hammermesh, da Universidade do Texas, participou de um estudo realizado pelo Instituto Americano de Pesquisa Econômica (NBER) correlacionando as fotos de centenas de pessoas com seus respectivos contracheques, e afirma que pessoas com melhor aparência recebem salários até 20% maiores e, ao longo da carreira, somam, em média, 230.000 dólares mais do que as pessoas menos atraentes. Na área da saúde não é diferente. Dentistas, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas e demais profissionais da área vêm percebendo cada vez mais que detalhes como a aparência pessoal, presença atuante nas mídias sociais, e até mesmo a decoração do consultório, aliados com a competência do profissional, fazem com que a procura dos pacientes por eles aumente muito, o que consequentemente os permite aumentar os valores de seus honorários.

     Parte fundamental da aparência dos profissionais da saúde é o tão almejado e respeitado jaleco, que merece toda atenção por parte dos que o utilizam. O tradicional, charmoso e sempre glamoroso jaleco branco, abriu espaço para novas cores, modelos e até estampas, trazendo descontração e estilo aos profissionais. Seja qual for o estilo, cuidado com exageros e fique atento à qualidade, ao bom caimento e acabamento do jaleco.


Artigo escrito por Valéria Giro Junqueira, consultora de Moda e Sócia da Unidue.




Um comentário:

  1. Eu amei meu avental de manga curta com detalhes vermelhos . Quero de outras cores , onde vejo isso ?

    ResponderExcluir